Blog

3 Motivos para Fazer a Cidadania Portuguesa On-line

16 Sep, 2023 | Cidadania Portuguesa On-line

Desde fevereiro de 2023, o governo português permite que os pedidos de nacionalidade portuguesa sejam iniciados através de uma ferramenta online. Esse novo recurso permite que os documentos sejam enviados para análise sem a necessidade de um deslocamento físico por parte dos indivíduos requerentes, evitando assim filas e tempo gasto em consulados e oficinas do governo português. É importante ressaltar que o processo online só pode ser requerido por um advogado ou representante inscrito na Ordem de Portugal. 

Separamos aqui os 3 motivos principais pelos quais você deve considerar o processo online e fazer a contratação de um representante legal para tirar a sua cidadania portuguesa o quanto antes:

 

1. Rapidez e eficiência

 

Historicamente, a solicitação de cidadania em qualquer país sempre envolveu montanhas de papelada, longas filas e múltiplas visitas a consulados ou embaixadas. Agora, a digitalização dos serviços permite que os candidatos submetam documentos e acompanhem o estado das suas solicitações sem sair de casa.

 

Optar por fazer a cidadania portuguesa online não apenas simplifica o processo como o torna mais eficiente. Graças à automação, muitas das etapas manuais são agora eliminadas. Por exemplo, a verificação inicial dos documentos pode ser realizada por sistemas automatizados, que garantem que todos os campos necessários estejam preenchidos e que os documentos sejam válidos.

 

Além disso, ao submeter documentos digitalmente, elimina-se o risco de perda ou danos físicos que podem ocorrer com papelada tradicional. Também reduz a necessidade de transporte e armazenamento, tornando o processo mais eficaz e sem a insegurança de ter cópias para evitar eventuais problemas no envio e entrega de documentos entre um país e outro. 

2. Acesso e comodidade

 

Ao solicitar a nacionalidade portuguesa online, você evita o deslocamento até o consulado ou embaixada. Isto é ainda mais cômodo para as pessoas que não vivem perto de um consulado ou embaixada portuguesa, evitando a necessidade de agendamentos para consultas e dúvidas. 

 

A ferramenta online também possibilita que os pedidos de nacionalidade sejam enviados a qualquer momento, sem uma necessidade prévia de agendamento com um oficial consular ou de seguimento de datas e horários pré-estabelecidos. 

O acesso é fácil e o ambiente online possibilita o controle das informações enviadas.

3. Andamento do processo

 

Um dos maiores benefícios de usar plataformas online para solicitar a cidadania é a transparência. A plataforma online permite que os candidatos verifiquem o estado do seu pedido em tempo real. Assim, ao invés de ter que entrar em contato com um agente do governo português para saber o estado do seu pedido e o andamento do processo, é possível simplesmente fazer login e verificar o estado do processo de forma mais rápida e automática.

No nosso blog você pode encontrar com mais detalhes tudo sobre como funciona o processo de nacionalidade portuguesa online. Organizamos um passo a passo da cidadania online para que você siga bem antes de clicar para enviar os seus documentos.

Comece logo o seu processo online!

 

A busca pela cidadania portuguesa é uma etapa significativa que vai abrir as portas para oportunidades em Portugal e na Europa inteira. E agora, com a opção de fazer todo o processo online, nunca foi tão fácil dar este passo importante. Se você ainda nào começou o seu processo online, fale com a nossa equipe que te daremos todo o suporte necessário para solicitar a cidadania portuguesa online. 

Se você ainda não sabe por onde começar o seu processo ou se tem direito à nacionalidade portuguesa, confira qual tipo de nacionalidade portuguesa se aplica ao seu caso e histórico familiar.

Compartilhe