Não possuir todos os documentos pessoais era algo comum em tempos passados. Muitos documentos eram feitos à mão, sem cópias digitais ou sem registros de fácil acesso. Para emitir uma certidão, era necessário percorrer longas distâncias até os centros urbanos passar por processos burocráticos que hoje estão um pouco mais diretos. Além disso, as gerações anteriores passaram por muitas situações atípicas em suas vidas, como guerras, fome e condições adversas que as fizeram ir de um país ao outro sem lenço e sem documento, literalmente.
Por isso, sabemos bem como é a sensação de desespero ao descobrir que um parente não possui nenhum documento que possa comprovar suas origens e seu histórico familiar.
Mas, acredite, esta situação é mais comum do que pensamos. A Portugal Simples está acostumada a resolver esse tipo de problema e a fazer tanto o assessoramento como a pesquisa por documentos. Independente do seu caso, vale a pena investigar através de algumas frentes, desde dentro de casa até nos arquivos nacionais.
Converse com a sua família
Pode parecer besteira, mas conversar com os parentes mais velhos pode esclarecer muitas dúvidas sobre a sua história familiar. Em muitos casos que atendemos, vemos que poucas pessoas sabem tudo sobre o passado delas. Mas, juntando os membros da família e as partes da história que cada um conhece, é possível montar uma trajetória com os nomes, as cidades e os acontecimentos dos antepassados.
Por isso, vale a pena fazer um encontro com os familiares e reunir as informações que conseguir em uma linha do tempo e em uma árvore genealógica. Dá uma olhada no que perguntar para os seus familiares na busca por documentos.
Contrate um genealogista
Se você já conversou com a família e ainda tem muitas partes da sua história em branco, você pode buscar a ajuda de um genealogista.
O papel do genealogista é o de investigar os dados de uma determinada família e suas ramificações (descendentes e ascendentes). Desde a origem dos parentes na linha vertical, como pais e avós, ou na linha horizontal, como irmãos, tios e primos.
Contar com a ajuda de um especialista facilitará a busca por documentos, já que parte do trabalho não é só encontrar o arquivo, mas também interpretar a história familiar como um todo, conectando as informações familiares com as de origem burocrática, como em registros oficiais.
Contrate alguém para ir no arquivo nacional/arquivo do tombo/arquivos de outros países
A busca por documentos pode ser uma aventura ao passado mas também pode ser um processo cansativo. Na maioria dos casos, é difícil encontrar os documentos na primeira visita ao Arquivo Nacional ou ao Arquivo do Tombo, sendo necessário fazer primeiro um recorte do período do qual se deseja pesquisar e ir, pouco a pouco, eliminando o intervalo de anos buscado e reduzindo a variação de tempo da história familiar.
Na busca pela nacionalidade portuguesa, é bastante comum contratar um especialista em genealogia, um advogado ou um representante legal para ir atrás dos muitos documentos necessários para poder dar entrada no processo de cidadania.
O site do Arquivo Nacional oferece a possibilidade de fazer uma busca virtual por documentos. Mas mesmo com o banco de dados disponível online, a busca ainda é mais efetiva se feita presencialmente na sede do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro.
Em Portugal, existe a Rede Portuguesa de Arquivos que engloba todas as instituições lusitanas que trabalham com documentos e arquivos, pessoas e do estado. A mais famosa delas é o Arquivo do Tombo Portugal, que possui documentos desde o século IX.
Por ter um volume de registros catalogados maior e mais antigo, buscar documentos familiares no Arquivo do Tombo pode demorar. E, principalmente por estar em Portugal, é ainda mais indicado contar com o trabalho de uma equipe especializada em genealogia e nacionalidade.
Portugal Simples faz isso por você
Pode ficar tranquilo se você ficou perdido depois de toda essa informação. O processo de nacionalidade portuguesa é realmente cheio de detalhes e muito burocrático. Por isso, aqui na Portugal Simples nós cuidamos de todas as etapas pra você. Assim, você pode deixar nas mãos de especialistas e otimizar o tempo total desde as buscas por documentos, a montagem da pasta e a entrada no processo de nacionalidade portuguesa junto ao governo português.
Entre em contato com a nossa equipe e peça o orçamento dos serviços integrados de acordo com o seu caso e a sua situação familiar.