Skip to main content

A Lei de Nacionalidade portuguesa estabelece inúmeras opções de concessão do título de nacional português. Nestes casos é preciso possuir todos os documentos comprobatórios do Direito requerido pelo governo de Portugal, tais como certidões de nascimento e/ou pesquisas genealógicas.

A busca de documentos no Brasil ou em Portugal muitas vezes impedem que o requerente tenha a tão sonhada duplacidadania. Por isso, antes de iniciar o processo é preciso conhecer bem a linhagem do requerente e ter informações mínimas dos pais, avós e bisavós ajudam bastante.

Faça sua Pesquisa genealógica

Uma boa dica é olhar na própria certidão de nascimento do requerente, pois, neste documento é possível saber quem são os pais e avós maternos e paternos de quem vai pedir a nacionalidade portuguesa. Conversar com familiares mais experientes também ajuda.


Outra ferramenta que auxilia muito quem busca conhecer mais da própria história é a plataforma FAMILYSEARCH, nela é possível localizar documentos antigos, pesquisar por nomes, encontrar familiares distantes e também criar a sua própria árvore genealógica. Outros sites como MYHERITAGE também fazem esse tipo de registro.
Entretanto, há casos em que se faz necessário contratar um pesquisador experiente ou um profissional especialista em genealogia. Empresas especializadas ajudam nesta tarefa que parece impossível mas que pode levar ao tão sonhado título de cidadão europeu.

Leave a Reply

Fale Conosco