Blog

Como pesquisar sua família para conseguir a nacionalidade portuguesa?

30 mar, 2023 | Nacionalidade

 

Quando um brasileiro busca por suas origens, muito provavelmente ele encontrará sobrenomes e origens portuguesas em sua história. Sendo assim, uma das formas mais comuns para brasileiros conseguirem a nacionalidade portuguesa acaba sendo através do laço familiar com portugueses. 

No entanto, não basta ter sobrenome português ou um possível histórico familiar de gerações anteriores. É preciso buscar documentos e encontrar provas de que os laços portugueses realmente existem.

Como e onde pesquisar os documentos?

Vamos começar pelo começo? Pode parecer óbvio, mas o primeiro lugar a se investigar é na própria família. Muita gente nem imagina isso, mas um parente pode ter informações valiosas sobre a origem da sua família. Muitas vezes, saber a cidade onde os antepassados cresceram ou a época em que vieram ao Brasil, já ajudam bastante na hora filtrar a busca por documentos.

Por isso, o primeiro passo é tentar desenhar uma árvore genealógica da família, buscando nomes e sobrenomes, datas de nascimento e casamento, incluindo cidades (ainda que aproximadas) de onde os familiares partiram e em quais portos chegaram ao Brasil. Para pesquisar a sua árvore genealógica, é possível usar ferramentas de busca online para encontrar registros, documentos, sobrenomes e acervos digitalizados. Abaixo, separamos alguns dos principais sites e instituições que atuam na área de documentação histórica.

Arquivo do Tombo: o que é

O Arquivo do Tombo é a instituição portuguesa que administra os principais documentos portugueses. Em funcionamento desde o século IX, é lá que estão armazenados os registros do país e da história de Portugal. É possível acessar o seu acervo mediante algumas regras e taxas, dependendo de cada caso.

No entanto, é importante frisar que o acervo do Arquivo do Tombo é enorme. Sendo assim, o melhor a fazer é buscar a ajuda de um especialista em genealogia e alguém que conheça os diferentes tipos de registros de Portugal. Assim, o tempo de pesquisa de documentos é uma parte enorme do processo para a obter a nacionalidade portuguesa.

Aqui na Portugal Simples, a nossa equipe de genealogistas conhece a fundo os diferentes tipos de documentos e registros feitos em Portugal, sabendo reconhecer os termos jurídicos de diferentes épocas e que podem ser difíceis para alguém inexperiente entender. Portanto, podemos ajudar você a encontrar arquivos relevantes ao seu processo de nacionalidade portuguesa de forma mais eficiente e rápida.

Arquivo Nacional: o que é

O Arquivo Nacional é o principal órgão de armazenamento e administração de documentos brasileiros, reunindo peças de relevância histórica para o país, como também registros individuais de cidadãos. O arquivo possui uma quantidade enorme de livros, muitos ainda sem o processo de digitalização totalmente terminado. Portanto, fazer uma pesquisa no Arquivo Nacional pode exigir mais tempo e mais atenção aos detalhes.

Caso você esteja procurando por informações sobre a chegada da sua família ao Brasil, por exemplo, é lá no Arquivo Nacional que você encontrará os documentos de entrada nos portos brasileiros. Para facilitar a busca, é importante ter os possíveis intervalos de datas, as cidades por onde sua família pode ter desembarcado primeiro no país e os nomes dos membros que emigraram juntos.

Para conseguir realizar a pesquisa junto ao Arquivo Nacional, podem ser necessárias muitas horas de análises de documentos, já que o acervo possui milhares de registros pessoais. Por isso, é nesta etapa que a ajuda de um profissional fará toda a diferença. Ter em mãos os documentos certos é a melhor maneira de dar a entrada no processo de cidadania portuguesa. 

Family Search: o que é

Um dos maiores sites de pesquisa de documentos é o Family Search. Através do sistema de busca da plataforma, é possível encontrar documentos originais digitalizados por acervos oficiais, como cartões de imigração e entrada no país, certidões de nascimento, de casamento e registros civis em geral. É uma plataforma reconhecida por profissionais da área de genealogia, já que está integrada com acervos de diversos países. 

Forebears, Ancestry e MyHeritage

Além dos acervos oficiais, existem plataformas online aptas a reunir informações e buscar diferentes registros de sobrenomes e de pessoas ao redor do mundo. O Forebears é um site onde é possível encontrar em quais países do mundo estão os sobrenomes e pesquisar sobre a origem e os significados por trás deles. Dá pra ver o número total de pessoas com tal sobrenome e a incidência em cada país.

O Ancestry oferece a oportunidade de criar a sua árvore genealógica, ajudando a conectar com parentes que também tenham registros na plataforma. É possível compartilhar a árvore com parentes, assim outros familiares também podem preencher os dados e editar os detalhes de cada pessoa. Você pode buscar por parentes no acervo de documentos do site e encontrar nomes e datas em registros oficiais antigos.

Outro site que permite a busca de histórico familiar é o MyHeritage. A busca do site é conectada com outros registros oficiais e permite também a combinação com árvores de outros familiares e com testes de DNA para encontrar parentes.

Comece o seu processo de nacionalidade portuguesa

O tempo de demora para encontrar os documentos de cada pessoa varia de acordo com a quantidade de informações que ela tem sobre a sua família e a sua história. Mesmo que você não tenha os documentos originais em mãos, você pode dar entrada no processo de pesquisa com a nossa equipe para poder buscar registros de gerações anteriores nos diferentes acervos tanto do Brasil como de Portugal e do mundo.

Para não perder mais tempo e começar hoje, entre em contato com a nossa equipe que aconselhamos o caminho mais indicado para o seu caso.

Compartilhe