Skip to main content

Provavelmente algum dia você já se deparou com a expressão “árvore genealógica”. Normalmente, nosso primeiro contato com este estudo costuma ser na escola, onde em formato de tarefa, nós desbravamos junto aos nossos pais um pouquinho mais sobre nossas raízes e ancestrais.

A pesquisa genealógica,


ou árvore genealógica como popularmente costumamos ouvir, pode ser utilizada para diversos objetivos, por exemplo, descobrir o parentesco com algum antepassado, investigar alguma característica genética específica, requerer dupla cidadania ou somente por curiosidade mesmo. No entanto, você sabe como pesquisar sua árvore genealógica? Vamos entender melhor sobre.


Por onde começar?

O primeiro passo para conhecer a sua história é a busca por informações. Recolha o maior número de documentos e registros, faça buscas pela internet, procure por fotos e qualquer outro tipo de informação que possa te ajudar na sua procura. Na intenção de te ajudar a ter um ponto de início, decidimos listar 3 fontes de informações inciais que vão te ajudar muito na construção da sua árvore genealógica, sendo elas:

  • Nomes – Descubra os nomes completos de seus pais, avós, bisavós e demais ancestrais;
  • Datas – Procure pelas datas de nascimento, casamento, óbito ou qualquer outro registro pertinente de seus parentes;
  • Locais – Encontre os locais de nascimento, casamento, óbito, registros de moradia, além de demais informações relevantes sobre onde viveram seus antepassados.

Com estes pilares você provavelmente obterá muitas informações que te ajudarão a direcionar melhor as suas buscas.Consulte agora

Explore sua árvore genealógica

Um ponto importante é: busque também por informações dos irmãos, tios, primos e demais pessoas que tenham ligação sanguínea com seus parentes mais diretos, ou seja, seus pais, irmãos, avós, etc. Isto, além de enriquecer e aumentar o raio de fontes de dados para sua pesquisa, pode te auxiliar a encontrar informações que reforcem outras que você já tenha adquirido no decorrer do seu processo de busca ou até mesmo encontrar outros parentes em processo de construção genealógica e aumentar ainda mais o seu estudo.

Não perca informações

Normalmente o caminho para a construção do estudo genealógico é longo e requer o contato com uma demanda muito grande de informações, portanto registre e organize todos os dados que você obteve ao longo do caminho, desta forma você terá uma visão melhor da sua árvore genealógica.
Outro fato é o de ser normal chegar a uma altura onde se torna complexo a procura por novas informações, quando se procura por ajuda profissional para te auxiliar no processo, o genealogista irá solicitar o maior número de informações que você tiver, logo é importantíssimo que você tenha em mãos o maior volume de dados possíveis para te auxiliar a agilizar ainda mais o seu processo de busca.

Dica final

O processo de construção de árvore genealógica para fins mais profundos, por exemplo, na investigação de parentesco com algum descendente de outro país que possa te proporcionar dupla cidadania, é complexo e pode ser bem desgastante. Muitas vezes documentos podem estar em estados e países diferentes de quem está procurando, desta forma o melhor caminho é a busca por um profissional para te ajudar nessa busca.
O genealogista é o profissional responsável pelo estudo através da sua ancestralidade, pois além de ter o conhecimento técnico necessário, ele pode tornar a sua busca muito mais assertiva e ágil.
Por fim, se você está pensando em construir sua árvore genealógica e não sabe por onde começar, entre em contato com o nosso time que nossos genealogistas vão te auxiliar durante todo este processo!

Leave a Reply

Fale Conosco