Skip to main content

O número de brasileiros que conquistaram dupla cidadania portuguesa aumentou consideravelmente de novembro de 2020 até o momento. Isto em virtude das mudanças realizadas na Lei da Nacionalidade Portuguesa pelo atual presidente de Portugal, Marcelo Rabelo de Souza.

Você que acompanha nosso blog, deve saber dos benefícios e vantagens em se obter cidadania portuguesa. Além da qualidade de vida, a possibilidade de viver legalmente em diversos países europeus, ter fácil acesso à maioria dos países do globo, entre outras. Inclusive, você pode ler mais sobre as principais vantagens em ter uma dupla cidadania europeia. No entanto, você sabe quais as mudanças que proporcionou a onda de brasileiros para Portugal? Neste conteúdo vamos simplificar as principais delas para você.

Comprovação de vínculos com Portugal.

Uma das principais mudanças sem dúvidas foi na hora de comprovar vínculo com Portugal. Antes, você deveria apresentar alguma propriedade no país, registros de viagens frequentes e outros tópicos que geravam dores de cabeça a diversos candidatos a cidadania. Após a mudança de 2020, esta comprovação pode ser realizada a partir do domínio da língua portuguesa. Em resumo, para os brasileiros, que tem o português como língua nativa, esta etapa é um obstáculo a menos na hora do requerimento a dupla cidadania portuguesa.

Nacionalidade portuguesa para Netos e Bisnetos.

Ainda que associado ao tópico anterior, esta informação merece destaque para aqueles que são, ou estão buscando informações que atestem ser, netos de português. Grande parte dos processos que não tinham sucesso por esta via, se dava ao fato da dificuldade em comprovar a ligação do requerente com Portugal. Hoje, é possível solicitar cidadania portuguesa desde que o candidato:• Apresente domínio da língua portuguesa;
• Não tenha cometido crime punível com a reclusão igual ou superior a 3 anos;
• Não apresentar risco para a segurança nacional de Portugal.

Se a aquisição de nacionalidade passou a ser maissimples para os netos, as chances dos bisnetos conquistarem cidadania por se tornarem filhos de português, consequentemente acompanham está conquista. Caso você queira entender um pouco mais sobre a diferença do processo de cada um, você pode ler nosso conteúdo sobre nacionalidade portuguesa para netos, bisnetos e trinetos.

Cidadania para filhos de pais estrangeiros.

Outra mudança importante é para os filhos de casais estrangeiros em que um dos integrantes apresente estadia legal no país há pelo menos um ano, antes este período era de dois. Nacionalidade para conjugues.

Por último, mas não menos importante, a mudança para obtenção de nacionalidade para os conjugues e casais em cenário de união estável. Antes, para solicitação de cidadania, era necessário além da comprovação de laços efetivos, a comprovação de laços com Portugal. Hoje, não é mais necessária a comprovação para os casais que estejam juntos há mais de seis anos. Caso o casal tenha filhos, não é necessário esperar por este período. Torne-se um cidadão português!

Seja você também um brasileiro a embarcar para Portugal. Centenas de brasileiros estão descobrindo seus ascendentes portugueses e dando entrada nos seus processos de dupla cidadania.

A Portugal Simples está aqui para auxiliar você durante todo o seu processo, visando maximizar as chances de êxito do seu processo. Desde a busca de documentos e estruturação da sua árvore genealógica, até a entrega do seu cartão cidadão! Fale com a gente.

Leave a Reply

Fale Conosco