Skip to main content

Não é surpresa nenhuma que a busca pela dupla cidadania portuguesa se tornou cada vez mais comum entre cidadãos brasileiros, muito disto em virtude da recente mudança na Lei de Nacionalidade que facilitou a aprovação de centenas de descendentes portugueses a conquistarem suas duplas cidadanias.

Você que é filho ou neto de português, provavelmente terá uma jornada um pouco mais fácil para dar entrada no seu processo, afinal a proximidade de gerações possibilita uma praticidade maior para obter os documentos e registros necessários para comprovar vínculo com o ascendente português. No entanto, para bisnetos e trinetos o caminho se torna um pouco mais complexo, portanto, decidimos criar um conteúdo sobre este assunto para te ajudar a compreender melhor como prosseguir diante deste cenário.


Comprovação de vínculo sanguíneo.

Diferente dos filhos e netos de portugueses, você dependerá de outras pessoas da sua família para obter êxito na solicitação do seu processo de cidadania, isso porquê a Lei de Nacionalidade só prevê a dupla nacionalidade portuguesa para filhos e netos de originários lusitanos.Diante disso, é necessário entender que para você ter direito, seu pai ou avô deverá se tornar um cidadão português. Ficou confuso? A gente te explica!
E por que esses portugueses começaram a habitar principalmente o nordeste brasileiro? Bom, isso pode ser explicado pela forma como se deu colonização nesse lugar do país. A colonização holandesa se caracteriza por uma maior tolerância religiosa, ou seja, os então cristãos novos podiam viver sem medo de perseguição. Enquanto os portugueses e espanhóis eram católicos, os holandeses pregavam o calvinismo.
Consulte agora


Simplificando: Quais as minhas opções?

Caso você seja trineto de português e todos os seus familiares estejam vivos: você irá precisar que seu bisavô, ou avô, dê entrada no requerimento de nacionalização e após concebido, seu pai passa a se tornar neto, ou filho de português, o que possibilita que ele realize o mesmo procedimento e consequentemente você passa a ser também um filho, ou neto, de descendente originário português e tenha direito a dar entrada no seu processo de cidadania.

Caso você seja trineto de português e não tenha todos os familiares vivos: a Lei de Nacionalidade permite que você “pule” uma geração para conseguir solicitar dupla cidadania por descendência, ou seja, caso seu bisavô(ó), avô(ó) ou pai/mãe, não estejam mais vivos, você ainda pode seguir o procedimento de solicitação de cidadania até chegar à se tornar filho ou neto de um cidadão nacionalizado portuguêsCaso você seja trineto de português e não tenha nenhum familiar vivo: infelizmente, neste caso, você não tem como realizar o procedimento de “escalada” até se tornar um filho ou neto de português, contemplado pelos critérios da Lei de Nacionalidade.
Vale ressaltar que a solicitação de cidadania pode exigir a comprovação de vínculo com a comunidade portuguesa, portanto fique atento aos demais critérios exigidos pela lei de Portugal.
Consulte agora

Sou trineto de português mas não tenho os documentos necessários.

É necessário ter em mãos a certidão de nascimento do originário português, devidamente ratificada e transcrita, para que você, ou qualquer um dos seus familiares que forem realizar o processo de cidadania, possam de fato comprovar vínculo com o seu ascendente. Consulte possibilidade de apresentar outros documentos e registros para essa comprovação. Outro ponto, é que além destes, outros documentos podem ser necessários para avanço do seu processo. Fique atento!

No entanto, caso você não tenha os documentos necessários exigidos para aquisição de dupla cidadania, mesmo que você possua os familiares vivos, infelizmente você não terá sucesso no seu processo de nacionalidade.


Não desanime!

Caso você esteja com problemas para localizar documentos e registros que comprovem seu vínculo com originário português, ou até mesmo se você está buscando pelo seu ascendente, nós podemos te ajudar!Nossa equipe pode te auxiliar a encontrar e decifrar documentos fundamentais para o sucesso do seu processo, entre em contato conosco e torne-se um cidadão português!
Consulte agora

Leave a Reply

Fale Conosco