Conseguir a cidadania portuguesa é a realização de um sonho! Vencer a burocracia e os meses de espera traz uma recompensa enorme, que não deixa dúvidas sobre o quão útil e necessária é a nacionalidade portuguesa. Os benefícios da cidadania portuguesa possibilitam várias facilidades pro cidadão, garantindo estabilidade e segurança em qualquer país da União Europeia.
Separamos uma lista com os melhores benefícios da cidadania portuguesa.
Ser cidadão europeu
A União Europeia é um bloco que reúne 27 nações. Quando um cidadão adquire a cidadania portuguesa, ele passa a ter todos os direitos que qualquer outro cidadão tem. Os brasileiros que tiraram a cidadania portuguesa passam a ser reconhecidos como europeus da mesma forma que outros portugueses são. Isso porque a cidadania portuguesa garante os direitos de reconhecer o novo cidadão português como se ele mesmo tivesse nascido em Portugal.
Por isso, a partir do momento que o brasileiro tem nacionalidade portuguesa, ele passa a ser um europeu como todos os outros dos 27 países-membros da União Europeia. Com isso, todas as vantagens de aproveitar a vida no bloco europeu passam a estar disponíveis também.
Poder circular livremente por qualquer país da Europa
Uma das principais vantagens da UE é que ela permite que todos os cidadãos possam circular livremente pelos seus territórios, sem a necessidade de passaporte ou de algum compromisso ao entrar e sair de um país para o outro.
Viajar ficou mais barato com o passar dos anos já que não existe burocracia impedindo a livre circulação dos turistas. Por isso, é muito comum que um cidadão europeu passe um final de semana em outro país como se fosse uma viagem simples, levando apenas uma mochila nas costas. Isso porque as companhias aéreas também se aproveitaram do fato e lançaram tarifas low-cost para atrair ainda mais este tipo de viajante. As redes de trem também estão interligadas entre os países, sendo muito fácil planejar uma viagem de um país ao outro. Alguns programas europeus garantem descontos e acessos grátis a linhas de trens por toda a Europa. Tem também quem se aventure em cruzar fronteiras viajando de bicicleta. Alguns trajetos são curtos, somando um total de menos de 70km em uma capital e outra. E, claro, tudo isso sem burocracia para entrar e sair do país.
Poder morar em qualquer país da Europa
Qualquer cidadão europeu pode viajar, estudar, trabalhar, morar e se mudar de vez para um país diferente do país de origem. Até os 3 primeiros meses de residência no novo país, não é necessário nenhum tipo de documentação.
Em geral, a partir dos 90 dias, pode ser necessário um documento nacional do novo país, mas este processo costuma ser simples e rápido. A necessidade do registro se dá mais por uma questão de acesso aos serviços de saúde e de previdência. Portanto, é comum que um cidadão europeu se registre como cidadão de outro país caso queira ficar mais de 3 meses como residente.
Se o que o cidadão deseja é ficar mais tempo como turista, o tempo de permanência pode se estender em até 6 meses a 1 ano, dependendo do país em questão.
Pagar mais barato para estudar na Europa
Estudar na Europa é por si só uma grande vantagem de ser europeu. E essa vantagem é ainda melhor quando os preços dos cursos ficam mais em conta. Existem diversas bolsas de estudo e muitos incentivos para os estudantes do bloco. Por isso, é muito comum e fácil se mudar de um país para estudar em outro.
As universidades costumam cobrar mais barato para os alunos comunitários, ou seja, alunos com nacionalidade europeia têm desconto em diversos cursos e níveis de formação. Um curso de mestrado, por exemplo, pode custar de 30% a 40% a menos para um europeu do que para um estrangeiro não-europeu.
Para quem está pensando em se mudar para em Europa com toda a família, tem mais uma vantagem. O ensino fundamental é público, de qualidade e é grátis em quase todos os países da Europa, facilitando também a mudança com crianças em idade escolar.
Votar nas eleições do Parlamento Europeu
O Parlamento Europeu é responsável por discutir políticas internacionais que sejam negociadas pelo bloco, tanto para desenvolvimento dos países-membro como para estabelecer as relações internacionais com outros países do mundo.
Alguns dos temas discutidos são sobre políticas ambientais, sobre questões de saúde pública e de tratamento de pandemias, sobre negociações de fomento a indústrias e de relações comerciais.
Qualquer cidadão europeu tem o direito de votar para o cargo de deputado. Cada mandato dura 5 anos. O Parlamento Europeu é um órgão importante para a manutenção da democracia e dos valores de liberdade de expressão dentro dos países da União Europeia.
Melhor qualidade de vida
A vida na Europa costuma ser mais barata e mais fácil do que em muitos outros países do mundo. O acesso à educação e à saúde são garantidos por lei e os níveis mínimos de qualidade de ambos é definido de maneira global. Portanto, ainda que um país seja melhor do que outro, todos os países da UE precisam cumprir com vários requisitos.
Um fator muito atraente de morar na Europa é que os níveis de segurança são bem altos. Alguns problemas seguem existindo, principalmente nas cidades grandes, mas a sensação de segurança é bem mais alta do que nos países da América Latina, ou em cidades como Nova York.
A questão econômica também é outro atrativo para viver na Europa. A inflação costuma ser baixa, com uma economia de mercado estável em praticamente qualquer setor e país. A distribuição de renda na Europa tem níveis mais igualitários, sendo possível ter uma vida razoável com um salário mais baixo que a média.
Isenção de visto para EUA e outros países
Um dos benefícios interessantes da nacionalidade portuguesa é a possibilidade de viajar para os Estados Unidos e para outros países sem ter a necessidade de aplicar para um visto. Com o Programa de Isenção de Vistos, os cidadãos portugueses só precisam preencher um formulário online e pagar uma taxa para conseguir o visto.
Passar a nacionalidade para os descendentes
O melhor benefício da cidadania portuguesa a longo prazo é o de poder passar adiante a nacionalidade, permitindo assim que filhos e netos também sejam portugueses.
Existem diferentes critério e situações que possibilitam conseguir a cidadania portuguesa:
- cidadania por descendência
- por tempo de residência, a partir de 5 anos de moradia legal em Portugal
- por nascimento em solo português caso os pais imigrantes sejam residentes há pelo menos 1 ano
- por casamento ou união estável (união de fato) há pelo menos 3 anos
- por descendência de judeus sefarditas
- por adoção, caso o filho seja adotado antes de com menos de 18 anos e antes de 8 de outubro de 1981
- por investimento, para cidadãos com investimento há mais 5 anos em Portugal
Se você precisa de ajuda para tirar a sua cidadania portuguesa e quer saber qual o processo mais adequado ao seu caso, entre em contato com a nossa equipe. Cada caso tem as suas variações e nós podemos assessorar você e cuidar de toda a burocracia necessária para conseguir a cidadania portuguesa.