Skip to main content

O Brasil tem uma conexão histórica com Portugal devido ao fato da sua colonização. No entanto, não foi só a chegada inicial dos portugueses ao Brasil no dia 22 de abril de 1500 que deixou marcas no nosso território nacional. Pouco tempo depois, já no período colonial, a chegada dos refugiados sefarditas, ou novos-cristãos, também teve impacto na linhagem dos brasileiros, em especial para os nordestinos.

Você sabe quem são os judeus sefarditas e qual a conexão deles com o nordeste do país? Vamos falar um pouco sobre isso e o fato de milhões de brasileiros terem direito a cidadania portuguesa por descendência sefardita.

Quem são e quando chegaram ao Brasil?

Sefarditas foram judeus perseguidos religiosamente no século XIX em Portugal e Espanha. Estima-se que dezenas de milhares de judeus foram obrigados a renunciar suas crenças, estes chamados posteriormente de novos-cristãos. Se você quiser entender um pouco mais a respeito esses refugiados, você pode ler nosso conteúdo sobre nacionalidade portuguesa via sefardita.

Há relatos da chegada desses judeus em tornos dos anos de 1.500 e 1.600, no Nordeste do brasil. Os primeiros registros oficiais vieram da cidade de Olinda. Uma das mais importantes figuras sefarditas no nordeste do Brasil foi Branca Dias e Brigite Vasconcelos

Principais estados brasileiros com impacto sefardita.

Já mencionado, muitos destes novos-cristãos desembarcaram no Nordeste, no entanto, muito deles tomaram rumos diferentes. Alguns foram para o sul e suldeste do Brasil.

Estes e outros estão na lista de estados com maior incidência sefardita no Brasil. Sendo eles:⦁ Pernambuco (PE)
⦁ Pará (PA)
⦁ Minas Gerais (MG)
⦁ Ceará (CE)
⦁ Rio Grande do Norte (RN)
⦁ Paraíba (PB)
⦁ São Paulo (SP) e RJ.

Centenas de pessoas destes estados estão descobrindo suas origens sefarditas e conquistando o direito a requerimento de dupla cidadania portuguesa por esta via.

Será que sou descendente sefardita? Consulte aqui

Já mencionado, descendentes de judeus sefarditas tem direito a cidadania portuguesa. Isto acontece como forma de reparação história a perseguição e retaliação sofrida no passado, desta maneira, o nordeste do Brasil possuí milhões de potenciais descendentes destes novos-cristãos.

No entanto, como saber se você é descendente destes judeus? O primeiro passo é fazer a busca pelo maior número de documentos sobre seus antepassados e começar um estudo genealógico. Você pode entender um pouco mais sobre no nosso conteúdo de pesquisa genealógica para nacionalidade portuguesa.

Após localizado seu ascendente, será necessário coletar alguns documentos para entrada no seu processo de cidadania. Normalmente, estes registros são muito antigos e não tão fáceis de localizar, para isso, conte sempre com a ajuda de um profissional de genealogia para te auxiliar. Nós possuímos um profissional especializado em busca de documentos e certidões para nacionalidade. Pra te auxiliar, temos também um conteúdo sobre o que fazer na hora que falta algum documento, você pode acessá-lo clicando aqui.

Com o ascendente em vista e todos os documentos em mãos você já pode dar entrada no seu processo de cidadania, basta conferir se você se enquadra nos requisitos para entrada no seu requerimento de dupla nacionalidade. Você pode ver melhor as condições no site justica.gov.

Nordeste em Portugal 2022

Viu só? Portugal está muito mais interligado com a nossa etnia do que imaginamos. Hoje vimos que existem mais formas do que sabemos para aquisição de cidadania portuguesa. Caso você se enquadre no conteúdo acima e já tenha seus documentos em mãos, ou está no início, buscando encontrar seu ascendente português, conte com nossa equipe para maximizar as chances de sucesso do seu processo!

Faça como centenas de outros nordestinos e explore suas raízes. Você pode ter direito a se tornar um cidadão europeu! Fale com a gente.
Você também pode conferir a lista completa dos países, assim como entender um pouco mais sobre o Tratado clicando aqui.

Destinos internacionais

Sempre é válido expandir a viagem e conhecer novos países, portanto, vamos ver alguns destinos internacionais que conseguimos visitar a partir do transporte terrestre, ferroviário ou fluvial de Portugal.Espanha – para cruzar a fronteira rumo a Espanha, você desfrutará de opções de linhas de ônibus e trens e não levará mais que algumas horas para isso, chegando em torno de 14 horas.
Marrocos – não muito discutido, Portugal possui uma proximidade muito grande com o continente africano e com o auxílio de uma balsa você pode conhecer as maravilhas deste país.
França – se você não liga de percorrer longos percursos dentro de ônibus ou trem, é possível encontrar opções de trajetos diretos de Portugal para o país. A fama mundial da gastronomia e todo o charme do país compensam a jornada de aproximadamente 28 horas.

Você pode conferir valores e datas disponíveis para compra de passagens internacionais clicando aqui.

Exemplo de trajeto possível a partir de Portugal:

Portugal (Lisboa) – Espanha (Madri) – França (Bordeaux) – França (Paris) – Holanda (Amsterdam)

Viu só quantas opções do quê fazer a partir de Portugal? Muitos brasileiros possuem o direito de receber dupla cidadania portuguesa.

Não perca tempo e descubra se você tem direito a dupla nacionalidade e desfrute da praticidade em se locomover a partir das terras lusitanas!

Leave a Reply

Fale Conosco