Skip to main content

Nos últimos anos, centenas de brasileiros tiveram aprovados seus pedidos de dupla cidadania para viver como um cidadão português. No entanto, a busca pela tão sonhada nacionalidade portuguesa pode ser mais complexa do que imaginamos.Pensando nisso, decidimos listar algumas dicas que irão facilitar seu caminho na hora de dar entrada no seu processo de nacionalidade.

(1) Busca por documentos e registros

O ponto de partida para sua cidadania portuguesa é achar seu ascendente português. Contudo, sabemos que muitas vezes esta não é uma tarefa tão fácil. Algumas pessoas têm a sorte de saber quem é seu descendente, porém nossa dica número um vai pra você que ainda está buscando descobrir este vínculo. Primeiramente, colete o maior número de informações dos seus familiares: irmãos, pais, avós, bisavós e assim por diante. Isso vai te ajudar não só começar a montar sua árvore genealógica, como a encontrar novas informações que te deixarão ainda mais próximo de conquistar seu objetivo. Os principais documentos e registros que você precisa focar são:

  1. Nomes completos;
  2. Certidões de nascimento;
  3. Local de nascimento;
  4. Certidões de casamento;
  5. Certidões de óbito;
  6. Registros de sinagogas;

Entre outras informações, esses dados irão ajudar você a mapear sua ancestralidade e decidir com mais assertividade qual próximo passo dar.

(2) Atenção aos documentos!

Embora pareça pouca coisa, esta dica é muito valiosa. Ela impedirá que você perca tempo desnecessário ou que você tenha surpresas negativas ao longo do seu processo. Acontece que em muitos processos são identificados pequenos erros de informação nos documentos do seu ascendente familiar, portanto, verifique sempre se o nome completo, data e local de nascimento, tal como as demais informações obrigatórias, estão igualmente formalizados em todos esses registros.

(3) Autentificação de documentos: Inteiro Teor

Um ponto muito importante é que as certidões apresentadas precisam estar em caráter de Inteiro Teor. A diferença desse registro para os simples são a quantidade de informações contidas no documento, que é mais completo e contempla informações complementares como registro de paternidade, averbação e outros dados complementares.

(4) Peça ajuda de um profissional

O caminho por informações pode ficar cada vez mais estreito ao longo da jornada pela descoberta do seu ascendente português, desta forma nossa última dica é que você contrate uma equipe especializada para te auxiliar a atingir seus objetivos. Documentos muitas vezes podem estar em estados e países diferentes, além de muitos serem datados de tempos antigos e com idiomas diferentes ao do solicitante.
Um genealogista pode te ajudar a traduzir e encontrar informações valiosas para sua jornada, além de agilizar e simplificar o processo de requerimento para sua tão almejada cidadania portuguesa.
Quer solicitar sua dupla cidadania? Entre em contato com nosso time que te acompanharemos durante todo o seu processo!

Leave a Reply

Fale Conosco