Skip to main content

A Torre de Belém em Portugal, o Coliseu de Roma, a Torre Eiffel e outras séries de monumentos reconhecidos mundialmente estão na Europa. A gastronomia e a cultura do mundo inteiro tem influência dos países europeus. Levando em consideração esses pontos, fica fácil entender o porquê milhares de brasileiros buscam anualmente conquistarem suas duplas cidadanias europeias.

A busca por melhorar a qualidade de vida, de estudos, além de outros fatores são determinantes para a tomada de decisão por parte de quem procura realizar os processos de nacionalização. No entanto, você sabe realmente quais são as principais vantagens em se ter uma dupla cidadania europeia? Confira algumas delas aqui com a gente.

Tornar-se um cidadão europeu!

A primeira talvez pareça um pouco óbvia, porém, vamos focar em entender melhor o que muda quando você se torna um cidadão europeu.

Basicamente você terá os mesmos direitos, e deveres, que qualquer cidadão europeu. Isso significa que você terá direito aos benefícios de moradia, saúde, educação, transporte e qualquer outro que seja vigente no país em que você estiver vivendo.

O fato de ser um cidadão europeu, te dá direito de circular livremente nos 28 países, incluindo Portugal, pertencentes a União Europeia. Única ressalva é que caso você tenha intenção de se mudar para um país europeu diferente do seu atual, será necessário o preenchimento de um cadastro antecedente a esta mudança.

Qualidade de vida e bem-estar

É claro que existem países europeus com dificuldades e pontos negativos, aliás, qualquer lugar no mundo possuí. No entanto, em muitos países da Europa, aspectos como segurança, saúde, transportes e outros são muito superiores se comparado aos mesmos setores aqui no Brasil.

Portugal, por exemplo, foi eleito em 2018 o 4° país mais seguro do mundo, além dos elogios ao sistema de saúde pública, que embora pago, são valores justos e com alta qualidade do serviço entregue, sendo comparado com qualquer rede particular do país.

E você pode encontrar essa realidade em diversos outros países, como Dinamarca, Noruega, Holanda, Alemanha, etc.

Facilidade de locomoção entre países Outro ponto positivo para quem é cidadão europeu é a facilidade que você tem para se locomover entre cidades e países da Europa, muitas vezes isento da apresentação de vistos e pagando valores e taxas mais baixas.

A qualidade do transporte oferecido, os valores justos e a proximidade entre os países são fatores que contribuem para este cenário. Ferrovias extensas, passagens aéreas acessíveis e rodovias interligadas ampliam as opções de quem quer locomover-se pela Europa.

Condições de estudo

A educação também é um benefício dos europeus, pois em muitos países da Europa é possível estudar em redes públicas com ensino de excelência, como em Portugal, por exemplo, além de possuir importantes instituições de ensino superior, públicas e privadas, com valores acessíveis.

As taxas reduzidas e investimento na educação, facilitam quem quer especializar-se no continente e contribui até mesmo com descontos em diversas universidades para cidadãos europeus.

Conceder cidadania aos descendentes

A última vantagem que vamos ver é a de transmitir o direito a dupla nacionalidade aos seus descendentes!

Em países como Portugal e Itália, é possível requerer cidadania para filhos, desta forma caso você tenha, ou venha a ter, será possível solicitar dupla cidadania por vínculo sanguíneo e seguir os procedimentos padrões de requerimento de cidadania de cada país. Caso você esteja em busca da sonhada cidadania portuguesa, nós temos um conteúdo com algumas dicas que vão facilitar a sua jornada, você pode conferir clicando aqui.

#Partiu Europa?

Agora que você já conhece algumas das principais vantagens em se tornar um cidadão europeu, provavelmente deve estar ansioso para conquistar sua cidadania. A Portugal Simples pode simplificar seu processo e te auxiliar a maximizar as chances de êxito do seu requerimento.

Entre em contato pelos nossos canais de atendimento e saiba como nossos especialistas podem te ajudar do momento inicial até a entrega da sua cidadania!

Leave a Reply

Fale Conosco