Skip to main content

Não é de hoje que o número de brasileiros que se interessam pela possibilidade de obter dupla cidadania não para de aumentar. A flexibilização na Lei da Nacionalidade de Portugal, instabilidade no cenário político-econômico atual do Brasil e a busca por condições melhores de vida estão no topo da lista de motivos para essa onda verde e amarela rumo à terras portuguesas.

No entanto, sabemos que este processo as vezes pode não ser tão simples assim. Documentos muito antigos e de difícil localização, a escassez de informações e até mesmo questões técnicas e burocráticas podem ser obstáculos que o candidato a cidadania pode encontrar pelo caminho. A dica é estar sempre atento para documentos e registros importantes para validação do seu direito à cidadania.

Pensando nisto, hoje iremos falar sobre o documento mais importante para o seu processo de nacionalidade portuguesa, a certidão, ou assentamento, de nascimento do seu ascendente português. O que fazer quando não temos ela em mãos? Vamos entender um pouco melhor qual o processo neste caso.

Como começar minha busca?

O primeiro passo é colher o maior número de informações com seus familiares e em sites de busca na internet. É importante destacar que as certidões emitidas antes de 1911 eram realizadas pelas paróquias, desta forma é comum existir apenas a certidão de batismo do ascendente português, que por sua vez também servirá. Se este for o seu caso, o site Nós, Portugueses abriga registros datados deste período, você pode tentar a sorte por lá.

Caso a certidão que você procura seja mais recente, provavelmente você terá maior facilidade em encontrá-la.

Quais informações preciso saber?

É importante entender que quanto mais informações você tiver, maiores serão as chances de localizar o registro procurado. Decidimos listar algumas informações que poderão te ajudar a obter sucesso na sua busca. São elas:⦁ Nome completo e o anos de nascimento do ascendente português;
⦁ Filiação (nome completo do pai e da mãe);
⦁ Local de referência – pode ser a Freguesia, Concelho ou Distrito (caso saiba mais de um ainda melhor);
⦁ Ano de emigração;
⦁ Cidade de desembarque no Brasil;
⦁ Estado Civil – caso seja casado, procurar pelo nome do conjugue e filhos;

Precisarei ir para Portugal?

Se você deseja ter a certidão física em mãos, provavelmente você precisará se deslocar até uma Conservatória, no entanto, após recebimento do cartão de cidadão,

é possível solicitar no site Civil Online. uma via deste documento, que ficará elegível para consulta online por até seis meses após o recebimento.

Vale destacar que você pode pedir para um parente, ou amigo, realizar essa solicitação por você, assim como contratar um advogado, ou empresa especializada como nós da Portugal Simples, para realizar este processo por você.

Comece agora mesmo!

Agora que você sabe todos os passos que te ajudarão a chegar mais próximo da certidão do seu ascendente, não perca tempo e comece a investigar com a família e nos portais citados por toda e qualquer informação que possa te deixar mais perto da almejada dupla cidadania!

Se não sabe por onde começar e precisa de ajuda, nosso time conta com profissionais genealogistas que ajudarão você a construir sua árvore genealógica até o ascendente português aqui cuidamos de todos os trâmites e burocracias para você receber sua cidadania sem sair de casa!

Caso ainda tenha alguma dúvida, fale conosco por um dos nossos canais de atendimento que auxiliaremos você no seu processo.

Leave a Reply

Fale Conosco