Skip to main content

Não é de hoje que os brasileiros têm priorizado a vontade de morar fora em busca de qualidade de vida e bem-estar, além de segurança, igualdade social e certa valorização de renda.

Atualmente existem milhões de brasileiros na Europa, tornando até mesmo os números em índices apresentados completamente instáveis à forma crescente que tem atualizado.

Para ser mais concreto, em média há um aumento de 600 mil por ano atualmente de imigrantes brasileiros e cerca de 30% destes que vivem no exterior estão na Europa de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, em seu levantamento feito em 2020. Este número nunca foi tão grande como agora (mesmo diante da pandemia).

Vantagens de se viver na Europa.

Há inúmeras vantagens de ser um cidadão europeu como a facilidade de viajar entre os países do continente com custos acessíveis incluindo hospedagens, facilidade para aprender outras línguas, segurança pública, além da educação e no caso de alguns países, saúde exemplar e acessível.
Outro ponto bem interessante e vantajoso é o lazer na Europa. Com diversas opções culturais, gastrônomicas, de entretenimento e muito mais. Não é atoa que o continente é procurado anualmente por milhões de pessoas ao redor do mundo!

Curiosidades:

As férias em alguns lugares da Europa podem ser muito bem aproveitadas, pois funcionam um pouco diferente das férias no Brasil. Elas podem ser bem mais flexível e até mesmo emendar seus dias de descanso com finais de semana e feriados (já que apenas contarão como férias os dias úteis), assim alcançando até 45 dias e aproveitando como bem entender.

Os brasileiros vivendo no Brasil talvez acabam valorizando mais por marcas renomadas quando vão fazer compras em supermercados, mas na Europa, o produto local é muito mais valorizado e nos centros de compras como nos supermercados há a existência de prateleiras chamadas de “Km 0” exclusivas apenas para produtos locais.

Melhores cidades para viver em Portugal.

Agora que você leu um pouco sobre como é viver na Europa sendo brasileiro e notando as diferenças de uma cultura para outra, aqui vai algumas dicas de cidades para você que pretender morar em Portugal:

As melhores para morar são: Lisboa, Porto, Coimbra, Guimarães e Braga, levando em consideração tudo que foi citado como na busca de quem quer morar fora, mas claro, a sua escolha se baseia em qual estilo de vida você pretende ter morando no exterior, desde cidades grandes a cidades pequenas.

Custo de vida em Portugal.

Qual o gasto mensal médio para viver em Portugal?
  • A dica é que priorize pesquisas de aluguéis em sites de imobiliárias buscando os melhores imóveis para você dentro do que precisa para viver.
  • Anote os valores mensais que precisará investir pensando se usará os transportes públicos do país ou se comprará um carro.
  • O mesmo para compras de supermercados, acessando sites de compras portuguesas e calculando quantos euros custará uma compra mensal.
  • Embora o clima do tempo em Portugal seja bastante parecido com o do Brasil, lembre-se que no inverno o consumo de eletricidade é mais usado e que em média é gasto em climas diferentes será gasto em dobro. Em média 60€ mensais de eletricidade para um lar com dois residentes. No inverno, em média 120€.

Pronto para viajar?

Viu só quantas vantagens em se viver na Europa? Faça isso como um autêntico cidadão português. Dê o primeiro passo e faça uma pesquisa genealógica para investigar seus ancestrais e descobrir se tem direito a dupla cidadania!

Nosso time de especialistas está pronto para te recepcionar e tirar suas dúvidas para simplificar o seu processo de cidadania. Fale conosco!

Leave a Reply

Fale Conosco