Skip to main content

A região de Seridó, localizada nos arredores da Paraíba e do estado do Rio Grande do Norte, é berço de uma família muito conhecida nacionalmente, que tem suas raízes ligadas aos povos sefarditas refugiados no período da Santa Inquisição e que vem dando a possibilidade de centenas de brasileiros conquistarem suas duplas cidadanias portuguesas, os Medeiros.

No entanto, você sabe qual a origem deste sobrenome e quais os principais estados com incidência desta família? Descubra estas e outras curiosidades no conteúdo de hoje.

Qual a origem dos Medeiros?

O sobrenome está ligado a região de Medeiros, localizada no distrito de Vila Real, no território português. Desta forma, todos que nasciam na região carregavam consigo o gentílico local.

Não existe muita certeza de qual a origem real desta família. Especialistas pontuam que o primeiro grande personagem a carregar este sobrenome foi Rui Vaz de Medeiros, um refugiado da região de Madeira, que ao casar-se com a filha de um nobre local, Jorge de Mendonça, estabeleceu-se na ilha de São Miguel.

Os primeiros passos dos Medeiros no Brasil.

Após estabelecido, a família Medeiros cresceu significativamente e muitos deles migraram para outros países, incluindo o Brasil. Um personagem símbolo desta chegada foi Manoel Jorge de Medeiros, um ilhéu que se estabeleceu ao sul de Minas Gerais, em meados do século XVIII, na cidade de Passos.
Além de Minas, outros estados brasileiros também registraram a presença destes imigrantes no século XVIII, tais como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Os Medeiros no Nordeste.

Os principais estados do nordeste com incidência dos Medeiros são Rio Grande do Norte e a Paraíba, mais especificamente a região de Seridó, nos arredores destes estados. Os percursores desta história são os irmãos, Rodrigo de Medeiros Rocha e Sebastião de Medeiros Matos.
Existem relatos que ambos os irmãos chegaram ao Brasil pelo estado do Pernambuco, mas foram levados até a Paraíba por familiares para maximizar a segurança dos recém chegados ao país. No estado eles se casaram com Apôlonia Barbosa e Antonia de Morais Valcácer.
Ambos os casamentos tiveram seus descendentes, que conforme foram se casando originaram uma série de sobrenomes ainda fortemente encontrados no Brasil. Citando alguns dos principais:

Casamento de Rodrigo Medeiros com Apôlonia Barbosa:

  • Dantas
  • Oliveira
  • Pereira
  • Santos
  • Araújo

Casamento de Sebastião Medeiros com Antonia Morais:

  • Costa
  • Moraes
  • Tavares
  • Brito

Existem outros sobrenomes ligados a família Medeiros, portanto caso o seu não esteja na lista acima, não se desanime! Você ainda pode ter chance. Comece explorando sua ancestralidade com uma pesquisa genealógica.

Curiosidade:

Segundo a revista Super Interessante, da editora Abril, especula-se que existam cerca de 480 mil brasileiros que possuem o sobrenome Medeiros na composição do seu nome. Não é atoa que milhares de conterrâneos estão conseguindo dar entrada nos seus processos de cidadania graças ao ascendente sefardita português pertencente a esta família.
Descubra você também de tem direito a dupla cidadania portuguesa e viva como um cidadão europeu! Entre em contato com nossos especialistas e dê o primeiro passo agora mesmo.

Leave a Reply

Fale Conosco