A cidadania portuguesa garante ao cidadão inúmeras vantagens para morar em qualquer um dos países da Europa. Mas o lugar onde muitos brasileiros sonham em morar é mesmo nos Estados Unidos. O país é a principal diáspora brasileira, somando mais de um milhão e setecentos mil brasileiros em solo americano, pelas estimativas do governo feitas em 2020.
Apesar da quantidade de brasileiros na terra do Tio Sam, uma boa parte desses imigrantes não vivem de maneira regularizada com os documentos atualizados e sob aval da lei de imigração norte-americana. Isto, porque, os vistos de residência para brasileiros não são simples e nem de longo prazo. Por isso, muitos brasileiros aproveitam a possibilidade de obter a cidadania portuguesa para garantir as vantagens que Portugal tem com os Estados Unidos através de acordos comerciais e da relação entre ambos países.
Quais são os tipos de visto americano para cidadãos portugueses?
A entrada de cidadãos europeus em solo americano é mais fácil e menos burocrática do que é para brasileiros. Apesar de ainda assim existirem processos de vistos para cada tipo de entrada nos EUA, a documentação exigida é menor e a possibilidade de recusa é mais rara. Portanto, sim, é mais fácil entrar nos Estados Unidos sendo um cidadão europeu do que um cidadão brasileiro.
Separamos os principais tipos de visto que um naciona português precisa ter para curtas e longas estâncias nos EUA:
Visto ESTA
Com o passaporte europeu em mãos, é possível fazer o visto ESTA de maneira fácil, rápida e totalmente online. O visto tema a duração de 90 dias, assim como so vistos de turista para brasileiros, mas é feito sem a necessidade de aprovação ou entrevista por parte do consulado local.
O visto ESTA é também chamado de autorização para viajar, por ter um peso menor do que um visto exatamente. Para conseguí-lo, é necessário entrar no site oficial do ESTA e criar uma nova aplicação para a autorização. O ESTA serve para entrada nos Estados Unidos com motivo de turismo, negócios ou tratamento médico.
Vistos E1 e E2
A partir de 2023, os portugueses possuem o direito de aplicar aos vistos E1 e E2, já que Portugal foi incluído na lista de países do Tratado de Navegação e Comércio com os Estados Unidos. O objetivo dos vistos E1 e E2 é facilitar e permitir a entrada de investidores que queiram expandir os negócios ou realizar investimentos em solo americano.
Como comentamos no nosso texto sobre esses novos vistos, o valor do investimento pode variar bastante ente diferentes tipos de negócio, mas costuma-se protocolar o visto quando o investimento está entre U$ 100 mil a U$ 150 mil dólares. Um ponto importante é que esse capital precisa estar aplicado e comprometido em um negócio que esteja funcionando ou que esteja pronto pra começar a funcionar. Ou seja, um negócio que exista ou que esteja fechando os últimos detalhes para operar.
Apesar de terem muitos pontos em comum, os vistos E1 e E2 são diferentes e devem ser aplicados de acordo com a necessidade do investidor. Enquanto o visto E2 prioriza investidores que queiram ter o seu negócio em solo americano, o visto E1 é para o cidadão estrangeiro que deseja exercer uma atividade internacional, operando a partir dos Estados Unidos. Para conseguir o visto E1, mais de 50% das trocas comerciais precisam ocorrer entre o país titular do visto e os Estados Unidos. E, assim como para o visto E2, as transações financeiras devem ter um volume e uma boa frequência – de acordo com a natureza do negócio.
Os vistos E1 e E2 não são uma forma de residência e não são vistos permanentes. Porém, ambos podem ser renovados sem limites, garantindo assim a estabilidade de moradia nos Estados Unidos.
Vistos de estudante
Para estudar numa universidade americana ou fazer um curso livre é possível aplicar para o visto de estudante, de acordo com as categorias de estudos indicadas e a permanência necessária para a conclusão do período de estudos. O visto é renovável enquanto exista a relação entre o aluno e a instituição de ensino.
Apesar de não ser um visto aplicado de forma diferente para portugueses e brasileiros, com um passaporte europeu em mãos, o consulado pode ser mais favorável à expedição do visto e com isso já que os vistos para países europeus passam por menos critérios de avaliação e são processados de maneira mais rápida e menos burocrática.
Morar nos Estados Unidos com a cidadania portuguesa
Por enquanto, não existe nenhum acordo de residência entre os Estados Unidos e os países europeus. Os diferentes tipos de permanência são contemplados a partir dos diferentes vistos que o país americano concede para quem aplica em cada caso.
Se você tem interesse em saber mais sobre os vistos E1 e E2 ou sobre como a cidadania portuguesa pode garantir um acesso mais fácil às universidades americanas, entre em contato com a nossa equipe que ajudaremos a tramitar a sua cidadania portuguesa.