Skip to main content

Nosso último conteúdo simplificou pra você um pouco mais sobre a chegada dos sefarditas no Brasil, além de algumas informações extras sobre a influência deles na vida dos brasileiros. Se você ainda não leu, pode acessá-lo clicando aqui.

Neste, vamos ver algumas curiosidades sobre estes novos-cristãos, assim como conhecer um pouco do impacto que tiveram nas terras brasileiras.

O que foi a Recife holandesa?

Os sefarditas não tiveram uma recepção tão acolhedora assim. Ao chegarem ao Brasil, muitos foram obrigados a se converterem ao cristianismo, afinal por se tratar de um país colônia de Portugal, algumas regras também eram migradas para o território brasileiro.

No entanto, após a Holanda conquistar o estado de Pernambuco, foram impostas as regras vigentes no país, possibilitando a liberdade de culto religioso as diferentes crenças. Este fato facilitou a migração de centenas de novos-cristãos em busca de segurança e estabilidade.

Os novos-cristãos com o decorrer do tempo foram migrando para outras regiões do país, criando raízes e deixando um rastro de descendentes por diferentes estados brasileiros, principalmente no Nordeste.

Sefarditas em Pernambuco.

O período econômico carregado pelo cultivo do açúcar, que antecedeu à descoberta do ouro em Minas Gerais, no nordeste do país teve grande influência dos sefarditas. A integração comercial entre os novos-cristãos recém chegados ao Brasil e os judeus portugueses agilizaram o desenvolvimento da economia nordestina. Após a recuperação de suas liberdades e atividade comercial, os sefarditas se espalharam por diferentes regiões do Nordeste brasileiro.

Genealogistas estimam que a região Nordeste do Brasil é composta majoritariamente por descendentes destes novos-cristãos.

Primeira Sinagoga na América.

Foi justamente no período da Recife holandesa que foi desenvolvida a primeira sinagoga presente em território americano. Levando o nome de Kahal Zur Israel, o local é um símbolo de resistência e luta pela liberdade religiosa.

Localizada na cidade de Recife, a construção é conhecida até hoje como um ponto turístico da cidade. Além dela, também foi em Pernambuco a criação do primeiro cemitério judaico presente nas Américas.

Rio de Janeiro e São Paulo.

As principais metrópoles do Brasil também foram palco da presença sefardita. Estima-se que após a conquista da liberdade religiosa, ondas de novos-cristãos migraram para São Paulo e o Rio de Janeiro em busca de oportunidades comerciais e estruturação familiar.

A descendência nestes estados é proveniente de Joana de Vaz e seu filho Pedro de Vaz Barros, que desembarcaram no território brasileiro em meados do século XV. Presentes não só em São Paulo e no Rio de Janeiro, genealogistas afirmam que estes sefarditas tenham milhares de ascendentes nos estados do Sul e Sudeste do país.

Maranhão e Piauí.

A chegada de Dom Francisco da Cunha de Castelo Branco é a principal responsável pela influência dos novos-cristãos no Maranhão e no Piauí. Já por sua vez, a ascendência sefardita nestes estados brasileiros é proveniente de Duarte Brandão.

Minas Gerais.

Um dos berços sefarditas no Brasil, assim como Pernambuco, Minas Gerais foi vista como forma de oportunidade econômica e comercial pelos novos-cristãos em virtude da descoberta das minas de outro e diamantes no território mineiro.

A descendência sefardita em Minas Gerais se dá principalmente há duas pessoas: Tomé Rodrigues Nogueira do Ó e Joaquina de Pompéu, ambos com ascendente em Antônio Bicudo Carneiro.

Famosos com descendência sefardita.

Pra finalizar, você conhece algum famoso que tenha ascendência sefardita? Separamos alguns 5 nomes para você:

⦁ Ayrton Senna – piloto de corrida;
⦁ Antônio Fagundes – ator;
⦁ Marisa Monte – atriz;
⦁ Tom Jobim – compositor;
⦁ Jango – Ex-presidente da República;

Além destes, temos outros grandes nomes, você pode conferir 12 famosos Descendentes de Judeus Sefarditas.

Ficou com alguma dúvida?

Pra finalizar, você conhece algum famoso que tenha ascendência sefardita? Separamos alguns 5 nomes para você:

O primeiro passo para obter cidadania portuguesa por via sefardita é a descoberta pelo seu ascendente. Desta forma você conseguirá começar sua jornada de aquisição de documentos e registros para comprovação do vínculo sefardita e se tornar um cidadão português!

Conte com a Portugal Simples para auxiliar você durante todo o seu processo!

Leave a Reply

Fale Conosco