Skip to main content

Como escolher a melhor escola para seu filho em Portugal?

Com o grande número de migrantes brasileiros em Portugal em busca de uma melhor qualidade de vida, tem sido cada vez mais comum a mudança de famílias inteiras para o país.

Por isso, um tópico importante a ser considerado é a vida escolar das crianças. No artigo a seguir, saiba tudo sobre como escolher a melhor escola para seu filho em Portugal.

Como funciona a escola em Portugal?

A idade obrigatória da criança para começar a estudar é de 6 anos e ela pode ser matriculada em uma escola pública ou privada. Todas são divididas em ensino básico e secundário.

O ensino básico conta com 3 ciclos:

·         1º ciclo: do 1º ao 4º ano (dos 6 aos 9 anos de idade)

·         2º ciclo: do 5º ao 6º ano (aos 10 e 11 anos de idade)

·         3º ciclo: do 7º ao 9º ano (dos 12 aos 14 anos de idade)

Em Portugal, o ensino secundário é equivalente ao ensino médio no Brasil. São 3 anos de estudos, do 10º ao 12º ano escolar, quando os alunos têm de 15 a 17 anos de idade.

Ano letivo e horários da escola em Portugal

O ano letivo na escola em Portugal começa em setembro e vai até janeiro, esse é o primeiro semestre. Depois começa o segundo semestre, de fevereiro até junho.

As férias coletivas são programadas para os meses de verão, por isso, ocorrem do final de junho até a metade de setembro. Assim, as famílias podem se programar para aproveitarem as férias em conjunto.

Em relação aos horários, os alunos estudam das 9h às 15h30 com intervalo para o almoço. Essa é uma grande diferença em relação às escolas do Brasil, que funcionam por períodos matutino, vespertino e noturno.

Ensino Público em Portugal

Se pretende colocar seu filho na escola pública é necessário procurar o agrupamento escolar do bairro (freguesia) no qual você vai morar. Lá poderá se informar sobre qual é a escola mais próxima da sua residência, pois será nessa escola que, obrigatoriamente, seu filho irá estudar.

Quando o aluno é matriculado em uma escola pública, não há pagamento de mensalidades.

As crianças que almoçam na escola pagam apenas um valor mensal pelas refeições, que gira em torno de 1€ por dia. Esse valor, porém, pode variar de acordo com o rendimento do agregado familiar. 

Quanto aos livros didáticos, que costumavam ser pagos pelos pais, agora são disponibilizados pelo governo. 

Quanto custa o ensino particular na escola em Portugal?

Se você pretende colocar seu filho em uma escola particular, pode escolher qual você quiser, independentemente do seu endereço. Além disso, prepare-se para desembolsar pelo menos 500€ por mês. 

Além da mensalidade, os pais precisam pagar todo mês pela alimentação do filho na escola, e anualmente pela matrícula, pelo material didático e pelo seguro escolar.

Pública ou privada: qual é a melhor escola para seu filho em Portugal?

As escolas públicas de Portugal têm mais alunos do que as privadas, e isso se explica pela qualidade do ensino que é oferecido. 

Embora o ensino público seja considerado excelente, quando você paga por uma escola particular conta com opcionais. Por exemplo, você pode matricular seu filho em uma escola internacional para que ele seja alfabetizado em dois idiomas.

Outra vantagem é que há mais atividades extracurriculares e um plano de acompanhamento individual, que oferece ao aluno uma atenção exclusiva.

Para os alunos brasileiros, tanto na escola pública quanto privada, a adaptação costuma ser fácil porque, embora haja muitas diferenças no idioma, é possível conseguir se enturmar, entender e ser entendido pelos outros, apenas falando português do Brasil.

Fale Conosco