Skip to main content

Qual é a melhor região para criar os filhos em Portugal?

Um dos principais motivos que leva algumas famílias a se mudarem para Portugal é proporcionar uma vida melhor para os filhos. Seja em relação à qualidade de ensino, à segurança ou às opções de lazer.

Existem ótimas possibilidades de cidades para criar os filhos em Portugal e tudo vai depender do estilo de vida de cada família.

Portugal é um bom país para morar com filhos?

Portugal é um excelente país para quem busca mais tranquilidade, qualidade de vida e segurança. É um país pacato, pequeno (com 10,3 milhões de habitantes) e com baixos índices de criminalidade. 

Obviamente, quando temos um filho a nossa primeira preocupação é com a segurança dele. Portugal é um país muito seguro, especialmente no que se refere a violência urbana, em que os tipos de ocorrências mais comuns não estão ligados à rotina de transitar pelas cidades.

Principais cuidados para quem quer morar em Portugal com filhos

As famílias que pretendem recomeçar a vida no exterior e criar os filhos na Europa, devem levar em consideração os seguintes pontos:

  • Qual será o nosso custo de vida?
  • Com que tipo de visto vamos morar em Portugal?
  • Como é a questão da saúde do país?
  • Há escolas públicas de boa qualidade?
  • Qual a reserva financeira necessária para essa mudança de país?

A ideia de morar com filhos em Portugal exige muito planejamento, é uma mudança que vai afetar completamente a vida deles. É possível imigrar e buscar melhores condições para o bem-estar dele. Para isso, o primeiro passo a ser dado, é ter uma boa reserva financeira suficiente para sustentar a família. 

Outro cuidado é conhecer bem o seu filho e prever algumas dificuldades naturais no processo de adaptação. Se ele é mais tímido é possível que tenha mais dificuldade de integração, por exemplo. 

Melhor cidade para criar os filhos

Primeiramente, é preciso considerar alguns fatores, como a possibilidade de conseguir trabalho, a qualidade do ensino e o custo de vida.

É importante também pensar no clima. Para quem gosta de calor e sol, as cidades do Algarve são as melhores. Faro, Albufeira, Lagos e Portimão são excelentes para quem busca qualidade de vida, sol, praia, mar e uma vida menos agitada. 

Já para quem gosta de frio, escolher pelas cidades do norte de Portugal pode ser a melhor opção.

As principais cidades do país são Lisboa e Porto, em que o custo de vida é mais elevado, mas existem excelentes escolas.

Em algumas cidades, como no Porto, o transporte público é gratuito para estudantes até os 18 anos, após essa idade ainda podem se beneficiar de descontos. Em outras cidades, os descontos vão até os 13 anos.

Outras possibilidades de cidades para morar com filhos em Portugal estão Leiria, Viseu, Guimarães, Matosinhos, Cascais, Braga, Viana do Castelo, Vila Nova de Gaia, Figueira da Foz. 

Fale Conosco