Skip to main content

Uma mudança de país é sempre uma decisão difícil que gera bastante preocupação e demanda de um planejamento financeiro. Quando se tem filhos, tudo isso ganha proporções muito maiores.

É preciso pensar desde a alimentação até a adaptação na creche ou escola. E ao lado disso, ainda temos que preparar a criança para todas as novidades que estão por vir, como, por exemplo, estar longe dos familiares e amigos.

Se você tem filhos e decidiu sair do Brasil, veja aqui como é morar com crianças em Portugal.

Segurança

A questão da segurança está no topo dos motivos de quem deixa o Brasil. Portugal é um país bastante seguro e com baixos índices de criminalidade. 

Sem dúvida, quando temos um filho, a nossa primeira preocupação é com a segurança dele. Em Portugal, seu filho vai poder ir e vir da escola, poder brincar livremente nas ruas sem medo. Infelizmente no Brasil existem poucas cidades onde isso ainda é possível fazer sem nenhum receio. 

Serviços públicos de educação e saúde em Portugal

O serviço público de educação constitui outra causa para os brasileiros escolherem Portugal para morar, sobretudo para quem tem filhos em idade escolar. 

O ensino em Portugal é de rigor e exigência, com padrões elevados de qualidade. O ensino público é gratuito, embora as refeições e os materiais escolares sejam pagos. A universidade, pública ou privada, é paga e o valor depende da instituição a que se candidata.

O sistema nacional de saúde em Portugal é de boa qualidade, mas não é gratuito. Os valores a pagar diferem do tipo de exame ou consulta que realize.

No entanto, grande parte dos custos são acessíveis a grande parte da população, havendo seguros de saúde que ajudam a diminuir valores mais elevados, dependendo do plano escolhido. 

Como é o lazer para as crianças?

Em Portugal, você tem acesso a muitas opções de lazer como praças, parques, parquinhos infantis e praias.

Além das opções gratuitas de passeios ao ar livre, muitas cidades possuem parques de diversão indoor para as crianças brincarem e para fazer festas de aniversário. 

Desse modo, não faltam opções de entretenimento para as crianças em Portugal. Outras atividades são os zoológicos, parques aquáticos, aquários e quinta pedagógicas, que são fazendinhas, com animais e plantações, em que as crianças podem visitar com a escola ou em família. 

Adaptação das crianças com a língua

É surpreendente como as crianças se adaptam rápido e os pais podem ajudar nesse processo. A facilidade do idioma português ajuda, ainda que existam muitas expressões e palavras diferentes. 

Até os 6 anos é a idade ideal para mudar de país com filhos. As crianças são esponjas e conseguem aprender idiomas com muita facilidade, desde que sejam estimuladas. 

É interessante envolver seus filhos nesse processo de mudança, mostrando os pontos positivos de mudar para a Europa. Como o acesso à cultura, parques ao ar livre, e a facilidade de estar próximo de muitos países para viajar dentro do continente europeu. 

Com planejamento, é possível imigrar e buscar mais qualidade de vida para sua família. É importante pesquisar sobre o custo de vida para garantir o conforto e bem-estar da sua família. 

É fundamental ler bastante sobre a documentação necessária para morar em Portugal e se precisar de uma assessoria, conte com a nossa equipe de profissionais especializados. 

Fale Conosco