Skip to main content

A presença comum de nomes portugueses na sociedade brasileira não é nenhuma surpresa, afinal, quem não conhece alguém chamado Manuel ou Maria? São nomes que se tornaram sinônimo não só de cidadãos lusitanos, como também dos brasileiros. Tão comum quanto, os sobrenomes também são muito mais presentes na nossa sociedade do que imaginamos, inclusive, há especulações de que aproximadamente 80% dos brasileiros possuem ao menos um originário português nas suas raízes genealógicas.

O fato é que devido à colonização de Portugal no Brasil, muitos portugueses criaram raízes e desenvolveram famílias em território brasileiro, o que impactou diretamente na onda de Silvas, Teixeiras, Almeidas e muitos outros sobrenomes que veremos hoje.

Outros sobrenomes comuns nos brasileiros:

Atenção! Só o fato de possuir sobrenome de origem portuguesa não te dá direito a cidadania. É necessário possuir vínculo com originário português e alguns outros critérios para que você possa dar entrada no processo de requerimento de dupla cidadania.Para isso um profissional genealogista ficará responsável pela montagem da sua linhagem familiar, até o ente que comprove o vinculo com seu ascendente português ou sefardita.Vamos começar conhecendo alguns dos principais sobrenomes de origem portuguesa que vemos aos montes em terras brasileiras:
⦁ Silva – Muito comum também em Portugal, estima-se que mais de 5 milhões de brasileiros possuem “silva” em seus sobrenomes;
⦁ Santos – Com origem divina, especula-se que este seja um dos sobrenomes portugueses mais antigos e estima-se que mais de 3 milhões brasileiros possuem “santos” em seus nomes;
⦁ Souza/Sousa – Ainda na casa do “S”, este sobrenome muito comum pode ser encontrado em mais de 2 milhões de brasileiros;
⦁ Pereira – São estimados mais de 2 milhões de brasileiros com “pereira” carregado no nome familiar;
⦁ Rodrigues – Talvez um dos mais conhecidos, “rodrigues” está presente nos nomes de mais de 2 milhões de brasileiros.
Viu só quantos sobrenomes que podem demonstrar indícios de que você tem direito a nacionalidade portuguesa?! Agora você já pode compartilhar com seus familiares e amigos que também podem se tornar futuros cidadãos europeus.

Outros sobrenomes comuns nos brasileiros:

Caso o seu sobrenome não esteja na lista dos mais comuns, não se preocupe! Existem ainda uma série de outros que podem sinalizar que você pode ter direito a dupla cidadania portuguesa. Citando alguns:⦁ Almeida;
⦁ Costa;
⦁ Oliveira;
⦁ Ribeiro;
⦁ Alves;
⦁ Carvalho;
⦁ Moreira;
⦁ Teixeira;
⦁ Castro;
⦁ Moura;
Viu só quantos sobrenomes que podem demonstrar indícios de que você tem direito a nacionalidade portuguesa?! Agora você já pode compartilhar com seus familiares e amigos que também podem se tornar futuros cidadãos europeus.

Conheça sua genealogia!

Agora que você já sabe que pode ter direito a se tornar um cidadão português, o próximo passo é conhecer e explorar ao máximo sua ancestralidade para encontrar seu descendente português.

Caso você queira entender melhor sobre quais as outras exigências, entre em contato.

Faça uma pesquisa genealógica com nossos profissionais e descubra se você pode alcançar sua tão almejada dupla cidadania portuguesa!

Leave a Reply

Fale Conosco