Blog

Sefarditas em terras brasileiras

nov 19, 2021

A população judaica presente no Brasil é a maior da América Latina, aliás, em 2010, o censo do INGE registrou mais de 100 mil judeus morando no país. Estes povos já oscilaram entre épocas de soberania e liberdade para seguir suas crenças e culturas, assim como períodos nebulosos de perseguição e imposição religiosa, por exemplo no período da Santa Inquisição.

Está perseguição histórica sofrida por Portugal e Espanha no final do século XV é famosa pela imposição para renúncia do judaísmo e aderência ao catolicismo por parte dos judeus sefarditas, descendentes da península Ibérica, que ficaram conhecidos posteriormente como novos-cristãos. Estima-se que centenas de milhares desses judeus buscaram refúgios em outras terras, incluindo para o Brasil.

A chegada ao Brasil.

Há relatos da chegada dos Sefarditas ao Brasil foi em meados de 1.600, com primeiros registros desses povos em Recife, no Nordeste Brasileiro. É nesta região do Brasil que genealogistas acreditam que tenha a maior incidência de descendentes desses judeus, por conta do afastamento com os grandes centros e potencial de comércio proporcionado pelas regiões litorâneas do país.

Principais estados com indícios Sefarditas.

Vamos listar os principais estados divididos por região. Sendo assim:

Norte – o destaque no norte do País fica para o estado do Pará;
Nordeste – já mencionado, a região com maior incidência Sefardita, destacamos: Pernambuco; Ceará; Paraíba e Rio Grande do Norte;
Sudeste – por conta das grandes metrópoles e do volume populacional expressivo, a região sudeste é a segunda com maior probabilidade de encontrar descendentes sefarditas, com destaque para São Paulo; Rio de Janeiro e Minas Gerais;
Sul – talvez a região com menos incidência, destacamos o estado do Paraná;
Centro-Oeste – destaque para o Distrito Federal (Brasília).

Sobrenomes sefarditas no Brasil.

Os novo-cristãos também deixou um impacto significativo nos sobrenomes atuais dos brasileiros. Confira uma lista dos principais sobrenomes sefarditas presentes no Brasil:

⦁ Duarte
⦁ Gonçalves
⦁ Almeida
⦁ Dias
⦁ Martins
⦁ Oliveira
⦁ Lopes
⦁ Ferreira
⦁ Ribeiro

Existem outros nomes não tão convencionais de se encontrar aqui no Brasil, mas que são presentes na América Latina, por exemplo: Salvador; Pinto; Mota; Lobo; Pimentel; Torres; Viana; Bravo; entre outros.

Como saber se sou descendente Sefardita?

O primeiro passo é desbravar sua ancestralidade com a criação de uma árvore genealógica. Comece reunindo o maior número de registros/informações sobre seus pais, avós, bisavós, etc. Isso irá facilitar muito na hora de procurar pelo seu ascendente sefardita!

Algumas das principais informações são:

⦁ Nome completo do maior número de ancestrais que você conseguir;
⦁ Local onde nasceram, casaram e/ou morreram;
⦁ As datas correspondentes a estes principais acontecimentos.

Para fins de requerimento de dupla cidadania portuguesa, provavelmente serão necessários alguns outros documentos, além de algumas formalidades necessárias para o seu processo, portanto fique bem atento a todos os critérios para solicitação de nacionalidade por esta via.

Uma dica é a contratação devem profissional de genealogia, isso não só te encurtará tempo, como maximizará as chances de encontrar seu ascendente e, consequentemente, de êxito do seu processo de cidadania.

Precisando de ajuda?

Ainda está com alguma dúvida e/ou precisa de ajuda com o seu processo de cidadania? Fale com nossos genealogistas, além dos profissionais especializados em requerimento de dupla nacionalidade. Esclareceremos suas dúvidas e auxiliaremos você durante todo o seu processo!

Torne-se um cidadão português!

Compartilhe